O financiamento de alvará de táxi costuma ser vantajoso para profissionais da área. No entanto, da mesma forma, existem problemas que podem surgir caso este procedimento não seja the bitcoin mixers bem feito.
Além disso, inclusive, há algumas dicas especiais que podem ajudar a reduzir custos e a evitar coinjoin dores de cabeças futuras. Então, leia esta publicação e entenda os cuidados que você deve ter!
1. Saiba quais são os melhores carros para táxi
Antes de entender, de fato, como funciona o financiamento de alvará de táxi, você precisa ter em mente o modelo do veículo. Neste caso, então, saiba que existem alguns carros que são melhores para taxistas.
Então, alguns fatores, como desempenho, conforto, economia e tamanho são de fundamental importância. Alguns exemplos de carro bem avaliados são o Toyota Etios Sedan, o Fiat Cronos, o Volkswagen Virtus, o Nissan Versa e o Renault Logan.
Para entender melhor qual é o modelo ideal para o que você pretende, veja nossa publicação sobre carros para táxi. Nela, detalhamos o que você deve observar em cada veículo antes de escolher o ideal.
2. Entenda como funciona o alvará para taxistas

Além de saber qual veículo você deve comprar, é importante que você saiba também o que é este documento tão necessário. Saber isso vai ajudar bastante na burocracia de obter o seu financiamento de alvará de táxi.
Primeiramente, então, saiba que as regras podem mudar um pouco dependendo de onde você mora e atua. Ainda assim, algumas normas são mais ou menos comuns em todo o território nacional.
Por exemplo, este documento deve ser renovado todo ano, e você não pode ficar três anos sem pagar senão o perde. Além disso, ele pode ser dividido com outro taxista, que vira seu coproprietário ou auxiliar.
Hoje em dia, na maior parte dos lugares, só é possível obter um alvará diretamente com outro taxista. Ou seja, não há grande disponibilidade nos órgãos regulatórios, e você deverá procurar alguém disposto a repassá-lo.
3. Procure por isenções no financiamento de alvará de táxi
Ao buscar um financiamento de alvará de táxi, saiba também que há a possibilidade de isenção de IPI e/ou de ICMS. Para obtê-lo, você deve comparecer ao DTP e apresentar estes documentos:
- Condutax dentro da validade
- Guia de Documento de Arrecadação do Município (DAMSP, em São Paulo, por exemplo)
- Alvará de estacionamento
- Requerimentos específicos do município e dos órgãos regulatórios
Além disso, há uma exigência de que o taxista tenha o alvará para táxi há pelo menos dois anos para obter o financiamento. Adicionalmente, por certo, o vínculo com o carro deve ser mantido durante todo o período.
4. Procure por prazos menores no financiamento de alvará de táxi

Acima, falei resumidamente sobre a exigência de operar com o táxi há pelo menos dois anos. Pois saiba que, de certa forma, isto está diretamente relacionado também ao financiamento de alvará de táxi.
Isto porque após este período de dois ou até três anos, em geral os táxis costumam ter uma desvalorização mais acentuada. Além disso, por certo, os gastos relacionados à manutenção também começam a ser maiores.
Por isso, entende-se que, se você for trocar de veículo com certa frequência, o ideal é procurar um financiamento de cerca de 24 a 36 meses, que esteja neste período. Assim, vai conseguir exercer o pagamento ao mesmo tempo que usufrui do veículo.
5. Se for dividir, procure alguém confiável
Como mencionei no item 2, é possível ter um coproprietário no seu financiamento de alvará de táxi. Isto é bastante comum, inclusive. No entanto, tão comum quanto são as disputas que acabam surgindo por desentendimentos.
Em primeiro lugar, se um taxista for o dono do veículo e outro for o do alvará, não há possibilidade das isenções, e o carro pode custar até 30% a mais. Então, esse é um primeiro cuidado que você deve ter.
De forma adicional, saiba que várias exigências burocráticas, a renovação no DTP só ocorre se as duas partes (proprietário e coproprietário) concordarem. Como nem sempre este é o caso, esta renovação acaba sendo impossibilitada.
O grande problema disso é que, sem poder renovar o alvará, o taxista pode perdê-lo em até 3 anos. Dessa forma, o melhor é sempre estar em acordo com o seu coproprietário, tendo essa relação com alguém de confiança.
E você, o que já sabia sobre financiamento de alvará de táxi? Ficou com alguma dúvida? Então deixe nos comentários!