O motorista de táxi muitas vezes fica sozinho na gestão do seu próprio patrimônio. Isto está relacionado, por exemplo, a quanto ganha ou aos gastos de manutenção do veículo, entre outras coisas.
Por isso, é importante saber como otimizar essa sua gestão. Então, separei algumas dicas especiais que certamente vão fazer você ter um trabalho mais eficiente. Veja!
Formalize seu trabalho
A primeira das dicas para quem é motorista de táxi é formalizar o seu trabalho. Isto até pode parecer óbvio, mas infelizmente há alguns taxistas que não estão trabalhando formalmente, o que pode levar a problemas.
Neste caso, há algumas alternativas. Uma delas é a de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), o que pode ser feito facilmente por meio da internet.
Além disso, porém, existem outras alternativas. Para isso, você precisa avaliar para quem e como deseja trabalhar. Quer ser motorista do seu próprio táxi? Prefere estar numa cooperativa? Existem algumas opções disponíveis.
O que importa, porém, é que você tem alguns benefícios bastante evidentes a partir do momento em que formaliza o seu trabalho. Por exemplo, no INSS, recolhendo uma pequena contribuição e tendo direito a aposentadoria e a auxílio-doença.
Faça a gestão das suas finanças

Só que nem tudo se resume à formalização do seu trabalho. Este é, na verdade, apenas o primeiro passo para o motorista de táxi começar a melhorar a sua gestão. Uma vez que isto já estiver feito, é hora de seguir.
Então, o que quero trazer aqui é uma visão mais robusta sobre as suas finanças. É necessário que o taxista, como qualquer outro profissional, tenha um planejamento eficaz.
Para isso, responda a perguntas como:
- Quanto você ganha, em média, por dia, semana e mês?
- Quais são seus gastos fixos no trabalho?
- Que outros gastos podem surgir (como manutenção)?
Para isso, o ideal é ter uma planilha de gastos, além de registrar nela todas as receitas e despesas, é claro. Com esse controle mais rígido, você vai entender melhor o que está dando certo, o que não está e como melhorar isso.
Você sabia, por exemplo, que, em média, o proprietário de um táxi gasta cerca de 10 mil reais por ano em manutenção do veículo? Pois é isto que algumas revistas especializadas no setor estimam, e devem estar nos seus cálculos.
Procure ser um motorista de táxi que preza pela segurança
Seguindo, é importante conquistar os clientes e ter o seu próprio bem-estar. Por isso, procure ser um motorista de táxi que trata bem quem entra no seu veículo, além de prezar pela segurança de todos.
- Aprenda a escolher um carro para táxi, como ensino neste post
- Mantenha o seu veículo sempre higienizado
- Não fume dentro do carro
- Obedeça às normas de trânsito
- Não mexa no celular enquanto dirige
- Tenha uma jornada de trabalho que permita ter sua renda, mas sem perder em saúde
Portanto, perceba que esses são alguns pontos fundamentais para conquistar os clientes e manter o seu próprio bem-estar. A esses elementos, adicione quantos mais você julgar importantes.
Tenha um sistema completo e de confiança

Para finalizar, saiba que existem sistemas que auxiliam na gestão do motorista de táxi e até mesmo de cooperativas. São softwares que atuam desde o momento do despacho da corrida até a gestão financeira e o controle das corridas.
Dessa forma, isto auxilia na automatização de muitos processos, de modo que facilita a sua vida. Assim, você pode focar o máximo possível do seu tempo naquilo que realmente dá dinheiro, que é atender os seus passageiros.
Portanto, quando estiver buscando um sistema de confiança para motorista de táxi, conheça o da Original Software! Clique aqui e entre em contato para tirarmos as suas dúvidas!